A DIABETES pode começar de maneira silenciosa e com o tempo, sem tratamento adequado, trazer sequelas graves.
A doença é uma síndrome na qual o corpo não é capaz de produzir a quantidade de insiluna necessária, o que gera um aumento anormal do açúcar ou da glicose no sangue.
O Brasil é o quinto país em incidência da doença no mundo com quase 17 milhões de pessoas, entre 20 e 79 anos, portadoras. Os dados são do Atlas do Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes (IDF).
Dentre alguns sintomas da doença estão: rápida perda de peso, fome exagerada, sede excessiva, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar e má cicatrização. Lembrando que há quatro tipos da doença, mas os mais conhecidos são a do Tipo 1 e Tipo 2.
- Tipo 1: Também conhecida como diabetes insulino-dependente é uma doença autoimune causada pela destruição das células produtoras de insulina em decorrência de defeito do sistema imunológico, ou seja, os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.
- Tipo 2: É o tipo mais comum de diabetes. O organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz de forma suficiente para controlar a taxa de açúcar no sangue.
Para prevenir ou tratar a doença é necessário manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Além, é claro, de manter o acompanhamento médico.
Fique atento à sua saúde!
#AFPES