Na última terça-feira (05), os colaboradores da Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo (Afpes) acompanharam a palestra sobre autismo em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, lembrado em 02 de abril.

A enfermeira da Unidade de Saúde da Prefeitura de Vitória, Iraci Aparecida Marques, esteve à frente do encontro e fez um apanhado sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), explicou sobre sintomas, diagnóstico e tratamento. Além disso, ressaltou que o grande desafio ainda é a aceitação e a inclusão dessas pessoas na sociedade.

“Ainda hoje o diagnóstico do TEA é difícil e passa, primeiro, pela aceitação da família. Os pais ficam relutantes em admitir que o filho ‘não se encaixa nos padrões das outras crianças’. Outro ponto importante e que merece uma discussão aberta e eficaz é sobre a inclusão dessas pessoas e vamos pensar lá na infância, onde tudo começa. Escolas, áreas de lazer e, até mesmo, outras famílias, como é o comportamento em relação à ‘essa criança diferente’?”, questionou Iraci Marques.

O auditório Áureo Antunes, no hospital da Afpes, no Centro de Vitória, estava completamente cheio e, à medida que a palestra avançava, dúvidas surgiam e as discussões ajudavam a esclarecer informações. Um dos participantes, inclusive, revelou que a palestra auxiliou a sanar uma insegurança sobre o diagnóstico de um familiar.

“Eu vou conversar com minha irmã sobre isso. Meu sobrinho tem todas essas características que você destacou. O que me chama mais atenção é a forma como ele organiza os carrinhos, todos enfileirados, super organizado. Quem sabe vamos poder ajudá-lo, não é?”, completou um dos participantes da palestra.

Organização
A palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista foi organizada pelos setores de Educação Continuada e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Afpes.

Assessoria de Comunicação – AFPES
[email protected]
(27) 99823-4551