Hoje é o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, e queremos aproveitar esta oportunidade para conscientizar a todos sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento eficaz da doença.

👉 #PareTuberculose #RespireSaúde

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença.

No Espírito Santo, em 2021, foram identificados 1.478 novos casos de Tuberculose. Em 2020 e 2019, foram registrados 1.320 e 1.262 casos no ano, respectivamente, e o Estado tem registrado uma média de 1.292 novos casos nos últimos 5 anos. Ainda segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), o número real de casos vem aumentando desde o ano de 2016, que passou da incidência de 26,9 casos por 100 mil habitantes para 35,4 casos por ano por 100 mil habitantes em 2021

Transmissão

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea, que é lançada no ar por partículas com bacilos, durante a fala, espirro ou tosse de pessoas infectadas pela bactéria ativa.

⚠️ Sintomas da Tuberculose:

Fique atento a sinais como tosse persistente, febre, suores noturnos e perda de peso inexplicada. Se notar algum desses sintomas, procure assistência médica imediatamente.

🤝 Vamos nos unir contra a tuberculose!

Compartilhe esta mensagem para espalhar a conscientização e incentivar a prevenção.

#AFPES #OhospitalQueCuida #DiaNacionalDeCombateÀTuberculose